As técnicas de gestão de projetos vem sendo cada vez mais utilizadas por empresas de construção civil. Ao adota-las, é possível reduzir custos, otimizar tempo, prevenir riscos, além de melhorar a comunicação nos projetos.
Se ainda não sabe o que é gestão de projetos e quer aprender, escrevemos um artigo que pode te explicar de forma pratica.
Mas, se quer saber mais sobre como a gestão de projetos pode melhorar os resultados da sua empresa, continue lendo este artigo.
Não é preciso coordenar uma obra de grande porte para saber como tudo pode se transformar num caos. Uma simples reforma no banheiro de casa pode trazer muita dor de cabeça. Uma coisa puxa a outra e eleva custo e tempo a proporções bem além do previsto.
Por que elaborar um plano de gestão de projetos para construção civil?
Um plano de gestão de projetos é a melhor maneira de evitar fatores de riscos para uma obra. Desorganização, desperdício de recursos, riscos à saúde e à vida dos trabalhadores, tudo isso gera muita dor de cabeça. Quando mal gerida, uma obra pode pôr a reputação da construtora em xeque.
O tempo de uma obra pode se alterar conforme condições climáticas, financeiras, dentre outras. Uma boa gestão de projetos prevê essas alterações e garante saídas econômicas quando isso acontecer.
Precisar de um material que ainda não foi entregue é mais um exemplo de problemas comuns em obras mal planejadas.
Existem passos para gestão de projetos na construção civil?
A construção civil atua com obras de diversos tamanhos, padrões, tempos de execução e recursos financeiros, por isso não é possível definir um passo a passo que funcione para todos os casos. No entanto, existem etapas que podem servir como um guia.
Existem também boas práticas da gestão de projetos, tais como elaboração do cronograma, análise de riscos e a utilização de relatórios de status, que permitem o acompanhamento da evolução da obra.
Investir para economizar: um caminho para projetos da construção civil
Em tempos de crise, o setor da construção civil é um dos maiores afetados. Isso faz com que, na expectativa de se reduzir custos, a gestão de projetos não seja tomada como prioridade.
Entretanto, ao contrário do que pareça, um plano de gestão bem elaborado torna possível otimização de tempo, recursos, alinhamento do escopo, sem perder a qualidade da entrega, ou seja, a qualidade da sua obra.
Atualmente, a tecnologia auxilia muito a gestão de projetos, e é possível contar com boas ferramentas mas também ter um bom plano de gestão da sua obra sem aumentar o seu custo fixo, utilizando-se por exemplo, da contratação deste tipo de serviço sob demanda.
Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário. Nós queremos te ouvir.
Comments are closed.