Como elaborar um cronograma fisico financeiro? Essa é uma das dúvidas que muitas pessoas têm. Embora pareça simples, um bom cronograma requer algumas atenções.
Leia o nosso artigo e veja o que você precisa saber para elaborar um bom cronograma.
Seus projetos finalizam dentro do prazo? Hoje em dia, há uma cultura arraigada de que os projetos sempre atrasam. Aliás, na grande maioria das vezes, já começam atrasados. Os motivos são vários que vão da responsabilidade do gerente, passando pela equipe, até o cliente.
O cronograma físico financeiro é uma das principais ferramentas para acompanhar o andamento de um projeto. Seja ele uma obra, uma reforma da casa ou até mesmo um casamento. Conhecer a sequência, duração e custo de cada uma das atividades a serem executadas, é fundamental para se ter uma boa gestão.
Conheça as atividades a serem executadas
Fazer uma lista de atividades é o primeiro passo. Quanto mais detalhada a lista, maior será o seu cronograma, mas também maior a chance de acertar em relação ao prazo e custo do projeto.
Facilita muito visualizarmos todas as atividades se já tivermos um escopo definido e criado uma EAP. Assim, você poderá detalhar as atividades por pacotes de trabalho.
O segundo passo, é sequenciar as atividades. É importante sabermos a ordem para executar cada atividade. Isso porque, existem algumas atividades que precisam estar concluídas ou iniciadas para que outras sejam iniciadas.
É importante definir os recursos
Definida a lista de atividades, é necessário agora, definir quais os recursos tanto de mão de obra quanto de materiais serão necessários para a execução de cada atividade.
É a partir desta informação que será possível estimar a duração e o custo das atividades e, consequentemente, o prazo e o orçamento final do projeto.
Esta é uma etapa que exige um bom conhecimento sobre o projeto a ser desenvolvido.
Tenha opiniões especializadas
Um bom cronograma é elaborado pela equipe do projeto e não apenas pelo gerente ou planejador. É muito importante que informações como recursos necessários e duração sejam estimadas pelas pessoas que sabem como será o projeto será executado.
Essa é uma dica muito importante. Embora tome muito tempo de toda a equipe, é fundamental que esta seja envolvida na etapa de planejamento. Conheça mais sobre as etapas de gerenciamento de projetos.
Resumindo
Apesar de existirem diversos fatores a serem gerenciados ao longo de um projeto, existem algumas boas práticas para elaboração de um cronograma fisico financeiro que podem reduzir significativamente o atraso nos projetos.
Com as dicas que apresentamos até aqui, as chances de sucesso dos seus projetos, serão grandes.
Agora que você já sabe como elaborar um cronograma fisico financeiro, baixe o template gratuito que preparamos para você criar o cronograma do seu projeto. Nele você poderá acompanhar também a curva “S” financeira.
Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais.
Você poderá encontrar outros conteúdos como este em nosso blog.
Comments are closed.