Decompor o projeto em entregas menores e mais facilmente gerenciáveis fornece uma visão estruturada do que deve ser entregue. É possível utilizar ferramentas como a EAP (Estrutura Analítica do projeto) para organizar e definir o escopo total do projeto.
Veja mais sobre como criar uma EAP.
Como mencionamos em nosso artigo sobre escopo do projeto, definir quais serão as entregas do projeto é fundamental para alcançarmos os objetivos do projeto.
Para auxiliar nesta definição, um dos passos a seguir é a criação da EAP.
O que é EAP
De acordo com o PMBOK, a EAP é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser realizado pela equipe do projeto a fim de atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas.
O trabalho a ser executado, é o menor nível da estrutura da EAP, que são denominados, pacotes de trabalho. Assim, cada pacote de trabalho é utilizado para agrupar as atividades que serão programadas e controladas.
Se desejar um modelo de EAP para os seus projetos, clique aqui. Então, veja a seguir:
-
Busque as Informações Iniciais
Para criar uma EAP, você precisará da descrição do escopo do seu projeto. Pois ela será a sua referência de consulta do escopo a ser executado.
Outra informação importante para a criação da EAP são os requisitos das partes interessadas. Isto porque, você precisa se certificar de que o que foi solicitado será executado.
É importante conhecer também os ativos da organização. Como exemplo podemos citar: lições aprendidas de projetos anteriores, políticas, procedimentos e modelos de EAP da sua organização. Com estes registros, você terá informações suficientes para iniciar.
-
Decomponha o escopo do projeto
Decomposição é uma técnica utilizada para subdividir o escopo do projeto em partes menores e mais fáceis de gerenciar, denominadas pacotes de trabalho. Desta forma, o nível de detalhe dos pacotes de trabalho pode variar conforme o tamanho e complexidade do projeto.
Como exemplo, podemos citar um projeto simples: Uma festa de aniversário.
- O maior nível da EAP é: FESTA DE ANIVERSÁRIO
- No subnível seguinte, definimos os pacotes de trabalho dos preparativos da festa de aniversário: LOCAL, CONVIDADOS, COMIDAS, BEBIDAS, MÚSICAS…
- Abaixo de cada subnível poderia ter um novo pacote de trabalho ou, caso não seja necessário, a lista das atividades.
Com esta decomposição, geramos a estimativa de custo e prazo de cada pacote de trabalho. Isso facilita na tomada de decisões como onde poderíamos reduzir o custo ou ganhar tempo para não estourar o prazo.
A EAP deve representar todos os produtos e trabalhos do projeto, inclusive o trabalho de gerenciamento do projeto. Só assim, teremos a certeza de que todo o escopo esta sendo contemplado. Saiba mais sobre a importância do gerenciamento de projetos para uma empresa.
-
Crie o Dicionário da EAP
O dicionário da EAP é um documento que fornece informações detalhadas sobre as entregas. Desta forma, ele pode ser utilizado para um melhor entendimento e registro da EAP.
As informações do dicionário da EAP podem incluir:
- Um código identificador do pacote de trabalho;
- Descrição do trabalho;
- Premissas e restrições;
- Responsável;
- Atividades do cronograma relacionados ao pacote de trabalho;
- Recursos necessários;
- Estimativas de custo;
- Critérios de aceitação;
- Outras informações necessárias para o projeto específico.
Feito isso, você terá um escopo bem definido para o seu projeto. Pois, durante este trabalho várias dúvidas serão levantadas e poderão ser esclarecidas com as partes interessadas, complementando inclusive a descrição do escopo.
Agora que você já sabe criar uma EAP, deixe seu registro em nossas redes sociais sobre o quanto este artigo o ajudou e compartilhe-o com seus amigos.
Comments are closed.