Hoje trabalhamos em projetos de mudanças constantes, situações desafiadoras, prazos curtos e clientes cada vez mais exigentes.
Você faz parte de uma equipe tem “o cara do contra”?
Aquele que ao ouvir uma proposta sempre diz “Isso não vai dar certo” sem sequer apresentar uma solução alternativa. Se você é esse cara, repense seu comportamento pois essa atitude negativa pode jogar contra você…
Saiba mais lendo este artigo…
Atitudes negativas criam um ambiente de mal-estar entre colegas.
Um ambiente de trabalho positivo e harmonioso é capaz de tornar os resultados cada vez mais eficazes e produtivos para todos os envolvidos.
Como criar um ambiente trabalho harmonioso e positivo?
Adotando uma atitude positiva frente aos seus desafios.
Isso começa por perceber quando você está sendo negativo. Tomar consciência desse comportamento quando ele ocorre é o primeiro passo. Assim, uma vez percebendo-o você pode começar a trabalhar numa mudança de mindset. Ali, na hora.
Então, nesse momento, traga uma perspectiva diferente para a situação fazendo-se perguntas como:
- Quais as possibilidades nessa situação?
- Como posso contribuir para melhorar as coisas?
- O que posso fazer para ajudar a equipe?
- Como posso me desenvolver para me preparar para à posição que almejo na empresa?
Perguntas como essas irão mudar a sua linha de raciocínio para o lado positivo da situação levando-o a tomar as atitudes necessárias para evoluir em direção aos seus objetivos e da equipe.
Uma outra coisa que você pode fazer é procurar alguém com mais experiência naquilo que você está buscando e pedir orientação. Esse processo é também conhecido como mentoring.
Manter-se positivo não só no ambiente de trabalho mas na vida como um todo é uma decisão pessoal onde o primeiro passo é você decidir se tornar mais positivo e o segundo é colocar em prática.
Pessoas positivas atraem situações positivas e oportunidades
O pensamento positivo ajuda você a ter uma perspectiva mais ampla sobre os desafios diários . Por consequência, reflete nas suas atitudes no dia a dia, no ambiente de trabalho e no relacionamento com as pessoas. Afinal, quem quer ficar perto de alguém que puxa o astral para baixo?
Pare para observar e veja: quem são as pessoas que mais atraem as outras pessoas no ambiente de trabalho?
Provavelmente você perceberá que são aquelas que apresentam um comportamento positivo e otimista. São as pessoas que transmitem energia positiva.
Por outro lado, um ambiente de trabalho positivo estimula a criatividade e inspira à equipe a melhorar sua produtividade e dar o melhor de si. Por consequência acaba sendo o tipo de ambiente mais valorizado pelas empresas.
Como mudar seu Mindset ?
Mindset é uma palavra da língua inglesa que significa “Mentalidade” ou “Atitude Mental”, ou ainda, “Modelos Mentais”.
Nossa mente trabalha da seguinte forma:
5% Consciente (É o comandante da mente: pensamentos, escolhas)
95% Subconsciente (Pensamentos que vem da mente consciente, sem filtros)
Todas as nossas decisões e escolhas são fundamentadas em um mapa mental que é construído com base no que gravamos no nosso subconsciente através do que pensamos, falamos, ouvimos e sentimos, ou seja, nos tornamos o que praticamos.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para tornar atitudes cotidianas mais positivas e incentivar seu potencial otimista e da sua equipe!
Gratidão
Valorizar o outro é sempre bem visto. Ações positivas, com respeito, reconhecimento e agradecimento torna o ambiente cooperativo. Assim, todos passam a se sentir parte do processo e tornam-se mais produtivos e positivos.
Colaboração
Conecte-se com as pessoas e ajude-as de alguma forma.
Esteja sempre aberto a colaborar. Ser colaborativo é trabalhar em conjunto com um único propósito. Um único objetivo, e enfim, alcançar os resultados.
PróAtividade
Demonstrar interesse e estar sempre em busca de novos desafios pode ser inspirador para todos ao seu redor. Mas ser uma pessoa proativa exige organização e determinação, então atente-se a isso, também.
Vida pessoal x Vida profissional
Manter esse equilíbrio é fundamental para não prejudicar o ambiente de trabalho. Se está com muitos problemas pessoais, muitas inseguranças, não deixe isso afetar sua produtividade! Alivie a tensão, arrume motivos para se motivar cada vez mais com o trabalho, e não deixar que seus problemas afetem outras pessoas.
Comunicação
É importante utilizar uma comunicação otimista, que seja acessível e represente sua empatia com todos a sua volta, além de influenciar diretamente na imagem que você passa, como pessoa motivada e sempre presente. Grosserias, falta de respeito, fofoca, tornam o ambiente negativo e pouco produtivo.
Visualize o sucesso
Imaginar que as coisas vão dar certo pode parecer conselho de autoajuda, mas realmente é um caminho para ser mais positivo. Imagine-se conseguindo seu objetivo e invista em ações que realmente ajudem a chegar lá.
Controle da Respiração
Inspire e expire. O exercício diário de prestar atenção nos movimentos da respiração ajuda a acalmar a mente e contornar as emoções negativas. Pense nisso quando estiver em uma situação estressante.
Meditação
Assim como a respiração, a meditação é uma das melhores formas para ser mais positivo. Escolha um local calmo, desligue-se de tudo e dedique algum tempo a relaxar a mente.
“O objeto ao qual dedicamos nosso tempo e focamos nossa energia mental pode de fato se transformar na nossa realidade” (Shawn Achor).
Tomando algumas dessas atitudes você incentivará seu ambiente a ser mais positivo e, consequentemente, de melhor convivência. Mas o otimismo que envolve um ambiente é diretamente proporcional à positividade individual que cada um dos indivíduos do grupo carrega consigo.
O mais importante é manter o foco, o respeito e o ideal mesmo perante os problemas diários, tanto pessoais quanto profissionais. A postura positiva é construída com o cotidiano corporativo, e com muito autoconhecimento. Rever as atitudes e o posicionamento é essencial para o crescimento na vida e no trabalho, é preciso assumir quando está errando e procurar melhorar, para o próprio bem e para o bem da equipe; é preciso entender o impacto que nossas ações possuem no ambiente geral e buscar sempre dar o nosso melhor buscando cada vez mais realizações e aprendizados.
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